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21/02/2019

Copywriting: A arte de criar textos convincentes

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Muito se fala sobre copywriting no marketing digital, com tanta informação disponível sobre o quê fazer e como fazer, muitas pessoas (inclusive eu), batalham para encontrar a melhor forma de criar um texto que seja ouvido ou visto.


Para te ajudar, neste post, eu vou te guiar para que você possa elaborar as melhores formas de criar uma copy de vendas perfeita e que vai te dar resultados surpreendentes.



Com a leitura deste artigo, você vai descobrir:
- Os segredos dos textos de venda que encantam o cliente;
- Como usar palavras simples para construir um texto atraente e convincente;
- Dominar de vez a arte de criar textos de vendas;



Como fazer copywriting



Boa Leitura!


Anos atrás, as técnicas de Copywriting eram utilizadas especialmente em anúncios, propagandas de vendas, outdoors, panfletos publicitários, slogans de vendas, etc. Nos dias atuais, com o crescimento digital, essas técnicas foram aperfeiçoadas para serem incorporadas à todas as mídias de comunicação que a internet oferece.



O que exatamente é copywriting?

Copywriting é uma palavra inglesa, e o dicionário inglês a define como "A atividade ou ocupação de escrever texto de anúncios ou material de publicidade".


Já na definição da Wikipedia: "É o ato de escrever textos para fins publicitários ou outras formas de marketing".


Ou ainda, é: "A arte da comunicação persuasiva" , segundo Gustavo Ferreira autor do best seller, Copywriting: palavras que vendem milhões.


Enfim, existem uma infinidade de definições para copywriting. O mais importante é compreender que não existe jeito certo ou errado de fazer uma copy, e sim formas de fazer uso de algumas palavras para que elas funcionem de modo positivo. 



Quais palavras usar para construir uma boa copywriting?

Existem alguns modelos prontos no mercado que garantem que se você usar certas palavras é sucesso garantido. Na minha humilde opinião, a melhor maneira para falar com outras pessoas é utilizar palavras que ajudem a se comunicar da forma mais simples e direta possível.


Isso não significa que você deve escrever de qualquer jeito, e sim que você pode usar seu estilo próprio de escrita, sem tentar forçar palavras que possam ser confusas para seu leitor compreender ou que não passe sua mensagem claramente. Frases básicas tem a capacidade de se comunicar facilmente, a simplicidade consegue envolver e cativar seu leitor sem precisar impor um vocabulário que não seja comum para ele.



Ao final deste artigo irei mostrar algumas palavras altamente convincentes, segundo profissionais da área, mais utilizadas por grandes copywriters.




Como fazer copywriting



Então, como atrair e envolver o leitor sem usar as palavras que todo mundo usa para criar copywriting? Você não precisa deixar de se beneficiar do poder que estas palavras transmitem, pelo contrário, você deve sim aproveitá-las, porém você pode adequá-las ao seu estilo de escrita.


Por exemplo, o que eu costumo fazer, desde que comecei a pesquisar e usar copywriting na minha escrita, é tentar simplificar as palavras o máximo possível. Eu pego uma palavra e faço busca por sinônimos de duas a três relações mais ou menos, para cada uma. Assim eu consigo passar a mensagem que desejo de modo mais simples e objetivo.


Eu uso a ferramenta  Sinônimos para encontrar as melhores palavras, ela é super simples e prática de usar, você escreve a palavra que deseja usar e ela sugere vários sinônimos, você pode ir também clicando em cada um deles para encontrar a que mais se ajustar ao seu texto.




Como escrever uma boa copywriting?

A primeira coisa que você precisa para escrever uma boa copy é conhecer bem o público para quem está escrevendo, assim ficará mais fácil entendê-lo para então estar preparada para atender suas necessidades na hora da criação. 




Alguns elementos são de grande importância e não podem faltar: 

- um título forte e que desperte atenção; 
mostrar de forma clara como aquele produto/serviço funciona; 
- reforçar o benefício e as vantagens de ter aquele produto e como ele irá ajudá-lo; 
- passar segurança ao leitor sobre o que você está oferecendo; 
- mostrar resultados, comprovar que outras pessoas se beneficiaram com aquilo que você está apresentando; 
- e claro não esquecer de fazer uma caprichada chamada para ação.


Reforço mais uma vez, a importância do texto ser simples e objetivo. Um texto não precisa conter palavras altamente sofisticadas para ser bem estruturado e convincente.




O que realmente leva à conversão em uma copywriting?

O objetivo principal de uma copy é encorajar alguém a tomar uma decisão, independente se for para comprar um produto, se registrar em uma lista de e-mail, se associar em uma área exclusiva para membros ou qualquer outro serviço que você estiver oferecendo.


Como fazer copywriting

Uma boa copy sabe exatamente como ativar uma emoção e mexer com os desejos do leitor sem ser desagradável, e é isso que faz com que as pessoas sintam o interesse e em seguida tomem a decisão de concluir a ação que está sendo indicada.


O texto de vendas encantador precisa ser claro, breve e expressivo. Ele deve despertar no leitor o sentimento que já está lá, sem precisar forçar nenhum. 


Porém, é fato que algumas palavras ajudam mais facilmente na conversão de vendas, há décadas elas vem sendo testadas e comprovadas. E no marketing digital, copy virou sinônimo de conquista e sucesso garantido.


Sendo assim, você talvez possa querer considerar fazer uso de tais palavras.



Palavras altamente convincentes segundo profissionais e especialistas em copywriting.

 Despertar emoção;
➢  Você
  Imagine
  Grátis
  Porque
➢  Conquistar

 Envolventes, exclusivas;
  Descobrir
  Apenas
  Segredo
  Especial
  Principal

Segurança;
  Testado
  Simples
  Garantia
  Comprovado
  Fácil

Urgência;
  Agora
  Novo
  Limitado
  Resultados
  Rápido


Como utilizar as palavras que vendem?

Agora que compartilhei as palavras mais convincentes de copywriting, você pode, se julgar proveitoso, utilizá-las para criar a copy ideal e transmitir o sentimento que você espera que seu leitor pense ou sinta, no momento que estiver lendo seu texto.
 
Você pode testar o uso dessas palavras nos seus textos e ir avaliando o efeito que elas promovem e os resultados que atingem.



Veja alguns exemplos utilizando essas palavras.

Texto 1
"Eu te mostrarei as principais dicas sobre produtividade, com elas você conseguirá desenvolver uma rotina organizada para gerenciar melhor seu tempo e assim poder alcançar maiores rendimentos trabalhando em casa."


O texto utiliza algumas das palavras convincentes citadas antes, utilizando os elementos básicos de copywriting; fala qual é o produto/serviço (dicas de produtividade), o benefício que o leitor irá obter (organizar e otimizar seu tempo) e o resultado/objetivo que ele irá alcançar (poder gerar mais renda).

Veja um outro exemplo mais curto e direto que também é bastante convincente;

Texto 2 
"Guia 7 passos para um feed perfeito, link para download grátis no meu perfil apenas até amanhã!"


Aqui as palavras usadas tem o objetivo principal de gerar um senso de urgência, levando o leitor a agir imediatamente.


Conclusão

Depois de ler todas essas informações sobre copywriting você certamente está com um milhão de ideias surgindo na sua mente.

Então, experimente utilizar essas e outras variações de palavras para criar sua copy e observe se elas convertem os resultados que você deseja, eu comecei a utilizar técnicas de copywriting há pouco tempo e tem me trazido ótimo retorno.


Se você tem palavras diferentes das que mostrei nesse texto, nos deixe saber.

Espero muito que tenham gostado desse post e que ele tenha sido de alguma forma útil para você. 

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Um grande abraço, fiquem com Deus!



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