About Me

24/01/2019

5 erros para evitar ao começar um blog

| |
Começar um blog pode ser uma experiência maravilhosa. Porém há tantas informações e dicas na internet sobre como criar e o que fazer que às vezes ficamos até tontas.


Em meio a tanta informação sobre como começar, faça isso, não faça aquilo, fica complicado entender o que devemos realmente fazer. Por isso, fique confortável, pegue uma xícara de café ou chá se preferir que vou te contar os 5 erros para evitar ao começar um blog.





dica para blog



Boa Leitura!


O fato é que um blog requer um certa dose de dedicação e trabalho duro para alcançar resultados. É preciso um grande esforço para abastecê-lo de forma constante e assim fazê-lo crescer.


Se você não quer cometer erros que possam atrapalhar o crescimento do seu blog tome nota dessas dicas para começar bem.



1.  Não criar uma marca 


Muitas pessoas ao começarem um blog não pensam nele como seu cartão de visitas. O que costuma ocorrer é que por estarem tão entusiasmadas para começar a criar conteúdo elas apenas decidem usar um nome, fontes, cores, imagens de forma aleatória sem se importar qual mensagem está passando para seus leitores.


Se você está começando um blog como um hobby pode até ser que isso não importe muito, mas se a intenção é um transformá-lo em um negócio online esse é um erro que  deve ser evitado para não atrapalhar seu negócio logo no início.



O mais conveniente a ser feito é você tirar um tempo antes de iniciar para pensar sobre isso, seu blog deve mostrar sua personalidade e ser a voz do seu negócio.


Utilizar fontes e cores harmoniosas e consistentes ajuda seus leitores a conhecer e identificar você, existem milhares de blogs na internet e você provavelmente deseja que seu público saiba reconhecer você no meio da multidão não é mesmo?



Faça escolhas que sejam coerentes ao nicho do seu negócio, pensando no seu público-alvo e o que você quer transmitir, sem deixar de ser você mesmo, autenticidade é um dos pontos principais para um blog de sucesso.



 
2. Não atualizar seu blog frequentemente
 


Dica para blog




Esse é um dos principais erros para se evitar, pois pode acabar de vez com seu blog. Blogueiras que alcançam o sucesso atraem e conquistam leitores fiéis através da criação constante de conteúdo. Se não houver nada novo para ler o que vai levá-los até seu blog?



Manter o interesse do seu público requer posts novos regularmente, por mais difícil que possa parecer tente criar algo novo duas ou três vezes na semana. Dê ao seu público material interessante para sempre voltar ao seu blog.



Se você for como eu e tiver dificuldade de se organizar crie um calendário editorial para planejar suas postagens com antecedência. Assim você terá sempre posts novos e não deixará seus leitores sem conteúdo. 



Não corra o risco de perder seu público, se você passar muito tempo sem postar nada será muito difícil que eles continuem voltando ao seu blog.


Se você não sabe ainda como criar um calendário editorial confira este post Como criar um calendário editorial para o seu blog



3.  Sobrecarregar seus posts com gráficos


Os gráficos tornam as postagens uniforme e agradável aos olhos, porém se usadas de forma excessiva podem acabar mais atrapalhando que ajudando. 


A principal causa pela qual o uso de muitas imagens podem afetar seu post é que ele provavelmente ficará pesado e levará um tempo maior para carregar.


As pessoas não gostam de esperar, elas querem informações e querem rápido, eu mesma já desisti de ler vários conteúdos por demorarem demais para carregar. Você com certeza não vai querer que esse erro atrapalhe seus leitores de conferir seu conteúdo.


Qual o número de imagens que devo colocar? Não há uma quantidade certa, o ideal é usar de bom senso e tentar equilibrar esses elementos no seu texto. 



Por exemplo, um post curto não necessita de muitos gráficos, pois pode deixar mais com cara de anúncios do que um complemento, já um texto mais longo com muita informação pode ter um pouco mais de imagens, até porque elas servem como respiro para o texto, desde que não seja de forma exagerada as imagens ajudam muito.


Se você se sentir insegura sobre a quantidade de gráficos faça uma pesquisa, visite outros blogs que você gosta e analise a proporção de imagens nas postagens.



4. Muita publicidade


Para monetizar um blog é necessário o uso de anúncios, seja banner de publicidade do adsense ou outras empresas, seja marketing de afiliados e até mesmo parcerias com marcas.


No entanto é preciso ter cuidado e fazer isso de forma que seu blog não seja prejudicado. Você pode e deve ter anúncios se pretende ganhar dinheiro com seu blog, mas certifique-se de não adicionar uma quantidade muito grande deles.


Você deve ao máximo evitar esse erro se não quiser que seu conteúdo fique ofuscado e cause uma poluição visual no seu blog. Além disso anúncios grandes ou muito chamativos tendem a tirar o foco do que realmente importa, que é seu conteúdo.


Saiba dosar o número de anúncios e verifique com atenção quais os lugares mais apropriados para colocá-los, seja cuidadosa ao incluir anúncios no seu blog pois eles podem deixar seus leitores desconfortáveis e afastá-los.


5. Não promover seus posts



Dica para blog



Esse sem nenhuma dúvida é o erro mais grave de todos, um blog sem tráfego não consegue crescer. No início ninguém saberá que seu blog existe a menos que você permita que saibam. Se você não promover seu conteúdo ninguém conseguirá conhecê-lo.


Especialmente se seu blog for um negócio, é de extrema importância que você compartilhe o link de suas postagens para que as pessoas conheçam seu trabalho. 


Existem infinitas formas de fazer essa promoção, você pode conferir 5 maneiras de divulgar os posts do seu blog use os meios que mais gostar e trabalhe fortemente na sua divulgação.



Hoje em dia as redes sociais como facebook, twitter e instagram são o caminho mais rápido para se obter tráfego rápido e gratuito, elas são grande parte dos blogs hoje em dia e você com certeza não quer perder nada.



Eu particularmente amo promover meus posts através do Pinterest. Além de ser simples e muito bacana de usar ele tem uma vantagem enorme sobre as redes sociais, ele não é uma rede social como algumas pessoas pensam, por se tratar de um mecanismo de busca ele não vai deixar seu conteúdo perdido com o passar do tempo.



Se você compreender como utilizar as técnicas de SEO para Pinterest e criar gráficos atrativos e bem feitos, seu blog receberá uma enxurrada de visitas. Claro nada acontece sem dedicação, então basta trabalhar regularmente de forma consistente que seu blog poderá crescer bem rápido.


Se você ainda não conhece ou não sabe como utilizar o pinterest no seu negócio tem um outro post aqui no blog que você não deve deixar de ler Como otimizar o perfil no pinterest e gerar mais tráfego




Esses são os 5 erros para evitar ao começar um blog. Você conhece outros erros? Tem algum que você fez quando estava começando? Comenta aqui embaixo, eu adoraria saber de você.



Espero muito que tenham gostado desse post e que ele tenha sido de alguma forma útil para você. Se você gostou compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais.


Não esqueça de deixar seu comentário contando o que mais lhe chamou atenção ou se ficou alguma dúvida,  ficarei muito feliz em lhe responder.


Um grande abraço, fiquem com Deus!

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário